one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Investigação

Imagem:

Compartilhar:

Norte-americanos e europeus se reúnem para esclarecer espionagem

Criado em 28/10/13 12h59 e atualizado em 28/10/13 13h25
Por Carolina Sarres Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Lupa
De acordo com o chefe da delegação, o membro do Comitê de Liberdades Civis do Parlamento Europeu Claude Moraes, a prioridade do encontro é reunir informações relevantes e evidências de fontes norte-americanas(Daniel Fagundes/flickr/Creative Commons)

Brasília - Representantes europeus e norte-americanos se reúnem de hoje (28) até quarta-feira (30) em Washington, nos Estados Unidos, para esclarecer as atividades de monitoramento de comunicações da população e de chefes de governo europeus que vieram à tona na última semana. De acordo com denúncias feitas pela imprensa internacional, houve espionagem na França, na Alemanha e na Espanha.

Os chefes de governo de todos os países expressaram insatisfação em relação às suspeitas e cobraram explicações do governo norte-americano. Na sexta-feira (24), no encontro entre líderes europeus em Bruxelas, na Bélgica, foi decidido e envio de uma delegação da União Europeia aos Estados Unidos.

Leia outras notícias internacionais

De acordo com o chefe da delegação, o membro do Comitê de Liberdades Civis do Parlamento Europeu Claude Moraes, a prioridade do encontro é reunir informações relevantes e evidências de fontes norte-americanas. "Teremos a oportunidade de discutir diretamente com os Estados Unidos as supostas atividades de monitoramento de autoridades norte-americanas e qualquer impacto que podem ter em temos de violação do direito fundamental à privacidade que os cidadãos europeus têm", disse.

O representante europeu e os demais membros da delegação se reúnem nos próximos dias com parlamentares, advogados, acadêmicos e membros da sociedade civil norte-americanos durante a visita a Washington. Na agenda, também estão previstas discussões sobre a reforma das leis de proteção a informações da União Europeia e sobre a possível suspensão do acordo Swift entre os Estados Unidos e os membros do bloco europeu. O acordo Swift prevê a troca de informações bancárias entre as partes para o combate ao terrorismo.

"Os direitos dos cidadãos europeus não podem ser tratados como de menos importância do que os [direitos] dos [cidadãos] norte-americanos", observou o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento Europeu, Elmar Brok, membro da delegação.

Os representantes da União Europeia vão à Casa Branca na quarta-feira para um encontro com a diretora sênior para Assuntos Europeus do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Karen Donfried. Em seguida, a delegação europeia vai às Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário