one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Barack Obama se compromete pessoalmente com investigação de denúncias de espionagem

Imagem:

Compartilhar:

Obama sabia que Merkel era espionada, informa jornal alemão

Criado em 28/10/13 12h42 e atualizado em 28/10/13 13h08
Por Agência Brasil

Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sabia que o telefone celular da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, estava sendo monitorado. De acordo com a informação publicada pelo jornal alemão Bild am Sonntag, o chefe da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana, Keith Alexander, informou Obama sobre a interceptação dos telefonemas de Merkel em 2010 e o presidente não barrou a operação. Segundo o jornal, a NSA monitorou não só o celular da chanceler, mas também o aparelho usado por ela nas comunicações oficiais.

Na semana passada, quando surgiu a primeira denúncia de espionagem na Alemanha, o governo do país expressou insatisfação em relação à possibilidade de os Estados Unidos estarem grampeando as comunicações de Merkel e cobrou explicações. Barack Obama negou que a chanceler tenha sido monitorada. O chefe de governo da França, François Hollande, também cobrou explicações do governo norte-americano depois que a imprensa do país divulgou informações de que teriam sido interceptadas mais de 70 milhões de comunicações de franceses entre o final do ano passado e o início deste ano.

Em reunião em Bruxelas, na Bélgica, na semana passada, os governos francês e alemão chegaram a informar que buscarão um entendimento sobre os casos de espionagem dos Estados Unidos até o final do ano. Na sexta-feira (25), foram divulgadas informações de que a Espanha também estaria sendo monitorada pelos Estados Unidos. O embaixador norte-americano no país, James Costos, foi convocado a prestar esclarecimentos.Os representantes do país na Alemanha e na França também foram convocados.

Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua

Edição:  Valéria Aguiar

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário