one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Novo recorde sugere que o Ártico tenha entrado em uma nova era climática

Imagem:

Compartilhar:

Aumento do nível do mar põe em perigo as populações costeiras, diz relatório da ONU

Criado em 13/11/13 10h16 e atualizado em 13/11/13 10h30
Por Agência Lusa

Nova York - Os níveis médios do mar estiveram este ano mais altos do que nunca, o que torna as populações que vivem nas zonas costeiras mais vulneráveis a fenômenos climáticos extremos, disse hoje a ONU, que citou o tufão nas Filipinas, chamado de Haiyan ou Yolanda.

Num relatório sobre o clima, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) estimou também que 2013 vá ser um dos anos mais quentes desde que os dados começaram a ser recolhidos.

A relação entre o aquecimento global e o aparecimento de fenômenos como os tufões tem sido um tema de debate entre os cientistas, mas o líder da OMM, Michel Jarraud, considera que "apesar de os ciclones tropicais não poderem ser atribuídos diretamente às mudanças climatéricas, os altos níveis médios do mar já estão a tornar as populações costeiras mais vulneráveis às tempestades, como vimos recentemente nas Filipinas".

Com um aumento médio de 3,2 milímetros por ano, o aumento deste ano é o dobro da tendência registada no século XX: 1,6 milímetros por ano, acrescentou o responsável, que avançou também que uma das razões para este aumento tem a ver com o aquecimento dos glaciares e das zonas geladas da terra, que derretem o gelo e aumentam o nível da água dos oceanos, de tal forma que eles vão "continuar a aquecer e a expandir-se nas próximas centenas de anos".

No que diz respeito às temperaturas, a agência da ONU para o clima disse que os primeiros nove meses de 2013 eram, a par de 2003, o sétimo período mais quente desde que as temperaturas começaram a ser registadas e recolhidas, em 1850.

A temperatura andou quase meio grau acima da média entre 1961 e 1990, com especial destaque para a Austrália, o norte da América do Norte e boa parte da Euroásia.

Confira também:

ONU: Tufão Haiyan obriga países a refletirem sobre o clima

COP-19 começa na Polônia

Mundo vai aquecer 3,6 graus se governos não reforçarem medidas, alerta agência

Tufão nas Filipinas: FAO alerta para os efeitos na cadeia e segurança alimentares

Confira nove formas de ajudar as vítimas do tufão nas Filipinas

Copyright

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário