one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


equipamento radioativo

Imagem:

Compartilhar:

Israel envia conselheiro aos EUA para tratar de acordo com o Irã

Criado em 25/11/13 14h49 e atualizado em 25/11/13 15h09
Por Agência Brasil* Edição:Talita Cavalcante

Brasília - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje (25) o envio do conselheiro de Segurança, Yossi Cohen, aos Estados Unidos para debater o futuro acordo final sobre o programa nuclear do Irã. Ontem (24), representantes dos Estados Unidos, da Rússia, da China, do Reino Unido, da França e da Alemanha finalizaram em Genebra, na Suíça, as negociações sobre o tema com o Irã.

Leia também no Portal EBC:

União Europeia deve afrouxar sanções contra o Irã a partir de dezembro

Líderes mundiais chegam a acordo com Irã sobre o programa nuclear

"Falei ontem [domingo] com o presidente [norte-americano Barack] Obama e concordamos que, nos próximos dias, uma delegação liderada pelo conselheiro de segurança Yossi Cohen irá aos Estados Unidos debater o acordo final com o Irã", disse o premiê, em pronunciamento ao Congresso do país.

Segundo o acordo preliminar, o Irã comprometeu-se a não enriquecer urânio acima de 5% durante seis meses em troca do alívio de sanções. O país também se comprometeu a desmantelar os conectores que permitem o enriquecimento acima de 5%, depois de negociações com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Netanyahu considerou o acordo um "erro histórico", depois de, durante meses, ter sublinhado a necessidade de manter as sanções em vigor. "Teria ficado feliz se pudesse juntar-me às vozes que, em todo o mundo, saudaram o acordo de Genebra. É verdade que a pressão internacional deu alguns resultados, mas ainda assim é um mau acordo", disse.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário