one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Incêndio destrói embaixada da Venezuela em Basseterre

Criado em 07/01/14 08h08 e atualizado em 07/01/14 08h49
Por Agência Lusa * Edição:Graça Adjuto

Caracas - As autoridades de São Cristóvão e Neves investigam as causas de dois incêndios que destruíram o edifício-sede da Embaixada da Venezuela em Basseterre (a capital) e causaram danos materiais nos escritórios da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Leia também no Portal EBC: 

Equador reduziu homicídios e aumentou apreensão de droga em 2013

Conferência de paz sobre a Síria deve discutir futuro sem Assad

Os incêndios foram atribuídos por Denzil Douglas, primeiro-ministro do país - composto por duas ilhas, nas Caraíbas -, a "um ataque com motivo político". Eles ocorreram domingo (5), deixando a sede diplomática venezuelana reduzida a escombros e causando danos menores nos escritórios da OEA.

"Há os que, neste país, têm como objetivo principal vencer, definem vencer sem se importar com o impacto na (…) nação", disse Denzil Dougas em mensagem divulgada nessa segunda-feira pela televisão. O primeiro-ministro informou que os incêndios ocorreram depois de uma manifestação convocada por simpatizantes do Partido Unidade, de oposição, que acusou o uso de "táticas políticas extremas" para criar instabilidade no governo.

O líder parlamentar de oposição, Mark Brantler, condenou os atentados e pediu à população para cooperar com a polícia, destacando que são "especialmente horrendos" quaisquer ataques contra funcionários ou propriedades de países estrangeiros. Ele disse que transmitiu às autoridades venezuelanas e à OEA "seu pesar e repulsa" pelos atentados.

Segundo o inspetor da Polícia de São Cristóvão e Neves, Lyndon David, dois indivíduos foram detidos por suspeita de envolvimento nos incêndios, mas não foi possível reunir provas suficientes para avançar com a acusação.

A imprensa venezuelana informa que desde dezembro último São Cristóvão e Neves têm vivido momentos de tensão política, depois de Mark Brantler ter apresentado moção contra a convocação de eleições gerais antecipadas.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário