one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos na Ucrânia

Imagem:

Compartilhar:

Confrontos entre polícia e manifestantes na Ucrânia deixam 26 mortos

Criado em 19/02/14 15h40 e atualizado em 19/02/14 15h38
Por Agência Brasil* Edição:Carolina Pimentel

Protestos na Ucrânia
Protestos na Ucrânia (Reprodução/TV Brasil)

O Serviço de Segurança da Ucrânia anunciou hoje (19) o lançamento de uma operação antiterrorista em todo o país, em resposta aos violentos confrontos registrados desde ontem (18) e que deixaram pelo menos 26 mortos.

Leia também no Portal EBC: 

Brasil lamenta mortes na Ucrânia e pede diálogo para solução da crise política

ONU pede que "vozes opostas" na Ucrânia dialoguem

Papa Francisco faz apelo para o fim da violência na Ucrânia

“Os grupos extremistas e radicais ameaçam com as suas ações a vida de milhões de ucranianos”, informou comunicado do órgão. “Neste contexto, o Serviço de Segurança e o Centro Antiterrorista da Ucrânia decidiram lançar hoje em todo o território ucraniano uma operação antiterrorista”, disse o diretor do serviço, Oleksandr Yakimenko, em nota.

De acordo com o texto, estão ocorrendo incêndios, assassinatos, tomada de reféns e intimidação da população com fins criminosos, com o uso de armas de fogo. Segundo o órgão de segurança do país, mais de 1,5 mil armas de fogo e 100 mil munições têm passado pelas mãos de "criminosos”.

Depois de várias semanas de calma, a capital ucraniana, Kiev, voltou nessa terça-feira a ser palco de violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e forças de segurança, que têm sido condenados pela comunidade internacional, principalmente países da Europa.

A crise política na Ucrânia começou no final de novembro quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente Viktor Yanukóvich, de suspender os preparativos para assinar um acordo de associação com a União Europeia e reforçar os laços com a Rússia. Depois de algumas semanas de trégua nos confrontos, os enfrentamentos voltaram a ocorrer, especialmente na capital do país.

* Com informações da Agência Lusa

Editor: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário