one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Soldados da Coreia do Norte observam o lado sul-coreano da fronteira

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Sul e EUA vão iniciar manobras militares conjuntas

Criado em 10/02/14 08h45 e atualizado em 10/02/14 09h02
Por *Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Seul e Washington anunciaram hoje (10) que as duas maiores manobras militares conjuntas anuais começam no próximo dia 24, o que poderá colocar em perigo a realização do encontro de famílias separadas entre as duas Coreias, programado para esses dias.

Leia também no Portal EBC: 

Ucrânia e Síria dominam reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE

Hollande e Obama pedem “acordo ambicioso” sobre o clima

Os exercícios militares Key Resolve vão terminar em 6 de março e os Foal Eagle começam no mesmo dia, estendendo-se por quase dois meses até 18 de abril, informou o Comando das Forças Conjuntas (CFC) da Coreia do Sul e dos Estados Unidos em comunicado.

As manobras são executadas em território da Coreia do Sul (em terra, mar e ar) e estarão orientadas para coordenar a defesa dos aliados perante um hipotético conflito com a vizinha Coreia do Norte. As Forças Conjuntas asseguraram ter informado à Coreia do Norte que os exercícios militares são de caráter defensivo e "não provocador", depois de Pyongyang ter exigido nas últimas semanas o cancelamento das manobras, que considera um teste de agressão.

Teme-se que o regime de Kim Jong-un reaja com duras críticas ao anúncio das manobras e que cancele o próximo encontro de famílias separadas das duas Coreias, programado para o período de 20 a 25 deste mês.Os Estados Unidos têm 28.500 militares na Coreia do Sul e comprometeram-se a defender o seu aliado desde a Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

*Com informações da Agência Lusa

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário