one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Assassinatos no Brasil representaram 10% de todo o mundo

Imagem:

Compartilhar:

ONU: 437 mil pessoas foram assassinadas no mundo em 2012

Criado em 12/04/14 16h48 e atualizado em 12/04/14 17h17
Por Portal EBC*

Em todo o mundo, pelo menos 437 mil pessoas foram assassinadas em 2012. A informação, divulgada nesta semana, é do Estudo Global sobre Homicídios 2013, feito pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). “Há uma necessidade urgente de entender como o crime violento está afligindo os países em todo o mundo, afetando particularmente os homens jovens, mas também causando grandes danos às mulheres”, disse o Diretor de Análise de Políticas e Assuntos Públicos, Jean-Luc Lemahieu.

Leia mais notícias no Portal EBC

Estudo mostra que 10% dos assassinatos de 2012 aconteceram no Brasil

De acordo com a pesquisa, cerca de 80% das vítimas de homicídio e 95% dos autores desse crime são homens. Quase 15% de todos os homicídios resultam de violência doméstica (63,6 mil). No entanto, quase 70% de vítimas mortais de violência doméstica são mulheres (43,6 mil).

Segundo a ONU, mais da metade das vítimas de homicídios têm menos de 30 anos de idade, com crianças menores de 15 anos de idade representando pouco mais de 8% de todos os homicídios (36 mil).

Discrepância

Uma análise feita pela ONU é que quase 750 milhões de pessoas vivem em países com as maiores taxas de homicídio do mundo  (América e a África). Isso significa que quase metade de todos os homicídios ocorre em países que são lar de apenas 11% da população da Terra. Por outro lado, três bilhões de pessoas – principalmente na Europa, Ásia e Oceania – vivem em países onde as taxas de homicídios são relativamente baixas.

Crime organizado

Os homicídios ligados a gangues e grupos criminosos organizados representam 30% de todos os homicídios na América, em comparação com menos de 1% na Ásia, Europa e Oceania.

Impunidade

A taxa de condenação global para homicídio doloso é de 43 condenações por 100 homicídios. No entanto, há disparidades entre as regiões, com uma taxa de condenação de 24% na América, 48% na Ásia e 81% na Europa.

* Com informações da ONU

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário