one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Casa Rosada em Buenos Aires, Argentina.

Imagem:

Compartilhar:

Argentina: decisão da Justiça dos EUA pode impedir pagamento de dívidas

Criado em 19/06/14 15h33 e atualizado em 19/06/14 15h45
Por Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O governo da Argentina emitiu nota informando que uma decisão da Justiça dos Estados Unidos pode impedi-lo de honrar seus compromissos no dia 30 de junho. Isso pode significar que o país poderá dar um novo calote na dívida no final do mês. No próximo dia 30 de junho, a Argentina precisa pagar US$ 900 milhões. O último calote ocorreu em 2001, quando a Argentina enfrentou a pior crise econômica.

Quando saiu da última crise, os argentinos propuseram aos credores quitar os débitos com 60% de desconto. Na época, 93% aceitaram o acordo e tem recebido os pagamentos em parcelas. No entanto, os 7% restantes não aceitaram renegociar e recorreram à Justiça norte-americana e ganharam. A Suprema Corte dos Estados Unidos não aceitou o apelo do governo argentino para rever as decisões dos tribunais de primeira e segunda instância, favoráveis aos chamados “fundos abutres”, que compraram títulos "podres" da dívida, com descontos e depois recorreram à Justiça para receber o valor total.

Se a Argentina tiver pagar o valor total, terá de desembolsar US$ 15 bilhões, mais da metade das reservas do Banco Central.

A presidenta Cristina Kirchner disse que vai encontrar uma forma de pagar os credores que aceitaram renegociar a dívida.

No último dia 17, o ministro argentino da Economia, Axel Kicillof, disse que o país tentará fazer uma nova troca de títulos da dívida pública sob a lei argentina para assegurar o pagamento aos detentores de papéis reestruturados.

Editor: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário