one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prédio na Faixa de Gaza foi inteiramente destruído

Imagem:

Compartilhar:

Grandes potências pedem ampliação do cessar-fogo em Gaza

Criado em 26/07/14 11h52 e atualizado em 26/07/14 12h00
Por Danilo Macedo* Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

Os chanceleres dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, da Alemanha, da Itália, além do Catar e da Turquia pediram hoje (26) a ampliação da trégua de 12 horas em vigor na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islâmico Hamas. Desde o início do cessar-fogo temporário, às 8h do horário local (2h, no horário de Brasília), foram retirados dos escombros mais de 80 corpos de palestinos. A trégua humanitária deve terminar às 20h (14h, no horário de Brasília).

Após reunião em Paris, o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, anunciou o pedido em nome dos chanceleres. "Esta reunião foi positiva, permitiu definir orientações comuns para a ação internacional a favor de um cessar-fogo em Gaza. Todos nós apelamos às partes para que prolonguem o cessar-fogo humanitário, que está atualmente em vigor, por 24 horas renováveis", disse.

Segundo Fabius, o objetivo dos países é facilitar um acordo de cessar-fogo duradouro o mais breve possível. “Um cessar-fogo duradouro negociado, que responda às necessidades legítimas israelenses em termos de segurança e às necessidades legítimas palestinas de acesso e desenvolvimento socioeconômico".

Os chanceleres pediram solidariedade das duas partes com as populações civis “duramente atingidas” pelos combates e ressaltaram a importância da participação da Autoridade Palestina nas negociações.  "Estamos convencidos da necessidade de associar a Autoridade Palestina a estes objetivos".

Os ministros das Relações Exteriores de Israel, da Palestina e do Egito não participaram do encontro, chamada pela França de "reunião internacional de apoio ao cessar-fogo humanitário em Gaza". O chanceler francês, no entanto, telefonou para eles repassando o que foi discutido no encontro.

O ministro alemão, Frank-Walter Steinmeier, ressaltou que o momento não é de procurar "responsabilidades pela atual escalada" da violência, mas "encontrar uma posição comum que faça parar as mortes".

Após pressão da comunidade internacional, principalmente dos Estados Unidos e do Egito, principais países envolvidos nas negociações, Israel e o Hamas concordaram em um cessar-fogo de 12 horas, período que será aproveitado como uma “janela de oportunidade” pelas equipes de emergência para resgatar corpos das vítimas dos escombros, transportar suprimentos e atender feridos, além da evacuação de pessoas da região para atravessar a fronteira rumo a outros países.

Os últimos números indicam que mais de 950 palestinos morreram desde o início do conflito, no dia 8 de julho, e mais de 6 mil pessoas ficaram feridas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% dos mortos são civis. Do lado israelense, 37 soldados morreram em combate, além de dois civis e um trabalhado rural tailandês, que foram atingidos por tiros de morteiro.

 

*Com informações da Agência Lusa

Editor Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário