one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Misseis Izkander

Imagem:

Compartilhar:

Japão protesta contra lançamento de mísseis pela Coreia do Norte

Criado em 09/07/14 08h24 e atualizado em 09/07/14 08h33
Por Da Agência Lusa

O governo japonês apresentou hoje (9) protesto oficial à Embaixada da Coreia do Norte em Pequim pelo lançamento de dois mísseis em direção ao Mar do Japão, disse um porta-voz da diplomacia à Agência Kyodo.

Os dois mísseis de curto alcance, lançados pelo regime norte-coreano, percorreram cerca de 500 quilômetros antes de cair em águas internacionais, após outros lançamentos feitos na última semana.

Aparentemente, segundo um porta-voz da Defesa da Coreia do Sul, os mísseis Scud foram lançados a partir de uma base na região de Hwanghae (Oeste) e em direção ao Nordeste, sem que Pyongyang tenha feito qualquer aviso prévio.

Esta é a primeira vez, em quase duas décadas, que a Coreia do Norte faz um teste de mísseis a partir do interior do país, em vez de recorrer a uma das suas bases costeiras, segundo Seul.

A Agência Kyodo informou que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em visita à Nova Zelândia, Austrália e Papua Nova Guiné, pediu ao seu gabinete para coordenar os serviços de informação com os Estados Unidos e a Coreia do Sul no sentido de analisar as intenções do regime de Kim Jong-un.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, em visita aos Estados Unidos, criticou o lançamento, advertindo que a atitude “não beneficia os interesses da Coreia do Norte”.

Os lançamentos ocorreram horas antes do encontro entre o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e as autoridades chinesas, em Pequim, em que deverão tratar do programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Após meses de relativa calma na península coreana, Pyongyang começou a fazer, em 26 de junho, testes de mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão.

O teste de hoje é o 13º lançamento de projéteis feito por Pyongyang desde o início do ano e o quinto em que dispara mísseis de curto alcance.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário