one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos no Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Reino Unido fornece armamento para combater Estado Islâmico

Criado em 09/09/14 12h24 e atualizado em 09/09/14 12h38
Por Da Agência Lusa Fonte:

O ministro da Defesa britânico, Michael Fallon, anunciou hoje (9) o envio de metralhadoras pesadas e munições para as forças curdas do Iraque, avaliadas em 2 milhões de euros e destinadas a combater os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

“O carregamento deve chegar ao Iraque nessa quarta-feira (10) e é composto por metralhadoras pesadas e munições”, declarou o ministro, em comunicado dirigido ao Parlamento britânico.

“As forças curdas permanecem significativamente menos bem equipadas que o EI e estamos respondendo com ajuda para se defenderem, proteger os cidadãos e travar os avanços”, diz a declaração.

Leia também:

ONU alerta: violência fez mais de 1.400 mortos em agosto no Iraque

Ontem (8), o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que o Reino Unido forneceria armamento às forças curdas, que se opõem ao avanço do EI em diversas regiões do Iraque e da vizinha Síria.

Fallon esclareceu que o envio do armamento se seguiu a um pedido do governo iraquiano e assegurou que Londres está empenhada em prestar ajuda ao Iraque “para aliviar os sofrimentos dos iraquianos que são alvo dos terroristas do EI”.

No comunicado, o ministro da Defesa britânico também se manifesta “por um Iraque inclusivo, democrático e soberano que enfrente os avanços do EI e restaure a estabilidade e a segurança em todo o país”. O Reino Unido também vai continuar a “cooperar com a comunidade internacional para enfrentar a enorme ameaça que o EI coloca à região e a outros países do mundo”, frisou.

O ministro disse ainda que o transporte do material de guerra para a região está orçado em 475 mil libras (593 mil euros).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário