one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sem financiamento, ONU pode suspender ajuda alimentar à Síria em dois meses

Criado em 30/09/14 23h38 e atualizado em 30/09/14 23h55
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Programa Alimentar Mundial (PAM), a filial de auxílio alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU), vai ter de suspender a distribuição de alimentos aos sírios “daqui a dois meses” se não encontrar financiamentos suplementares, alertou hoje (30) a diretora de operações humanitárias da ONU, Valerie Amos. O alerta surge no mesmo dia da divulgação de um relatório do PAM e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que estima em 6,3 milhões o número de pessoas que precisam urgentemente de ajuda alimentar na Síria, o que corresponde a 50% a mais do que em junho de 2013 .

“Sem fundos adicionais, o PAM vai ter de encerrar todas as suas operações daqui a dois meses”, disse Valerie, ao descrever a situação humanitária na Síria perante o Conselho de Segurança da ONU. Segundo a responsável, o PAM já teve de reduzir as rações distribuídas “para continuar a socorrer o máximo de pessoas possível”. “O inverno aproxima-se e abastecimentos importantes precisam ser encaminhados para proteger a população do frio. Os países vizinhos também precisam de apoio urgente para continuar a receber milhões de refugiados”.

O PAM anunciou em meados de setembro que tinha de reduzir a ração alimentar dada a cada sírio e o número de refugiados sírios nos países vizinhos que recebiam ajuda por falta de fundos, afirmando necessitar de US$ 352 milhões até ao final do ano. Segundo o documento, 60% dos cerca de 23 milhões de sírios estão em situação de pobreza, o dobro do registado em 2010, e 30% deles em situação de pobreza extrema.

Nas regiões controladas pelos jihadistas da organização extremista Estado Islâmico – Raqa (Norte) e Deir Ezzor (Leste) -, 600 mil pessoas estão há três meses sem receber ajuda alimentar “devido à violência e à presença de grupos armados”, disse Valerie. “É possível que mais dezenas de milhares de pessoas sejam forçadas a fugir da Síria se o Estado Islâmico continuar a ganhar terreno no norte da província de Alepo [Norte]”. Mais de 160 mil pessoas fugiram dessa região em poucos dias para a Turquia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário