one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos em Kiev, na Ucrânia, em 26 de novembro de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Ucrânia: presidente nega qualquer perda de soberania no Leste do país

Criado em 10/09/14 09h38 e atualizado em 10/09/14 10h15
Por Agência Lusa

Crimeia imagem

 

O presidente ucraniano, Petro Porochenko, negou hoje (10) que a concessão de “estatuto especial” às áreas controladas pelos pró-russos no Leste da Ucrânia seja um passo para a perda parcial de soberania.

Leia mais notícias:

Ucrânia: OMS receia surto de poliomielite devido a escassez de vacinas

Ucrânia tem primeira vítima após cessar-fogo

“O Protocolo de Minsk não contempla a alienação [de território]. Prevê o estabelecimento e a conservação da soberania da Ucrânia em todo o território do Donbass (zona industrial que integra as regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk) e fixa o seu estatuto como regiões no seio da Ucrânia”, disse Porochenko.

O documento adotado pelo Grupo de Contato para a Crise Ucraniana (formado pela Ucrânia, a Rússia, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e os pró-russos) compromete Kiev a aprovar uma lei “sobre o regime temporário de autogoverno em determinadas áreas das regiões de Donetsk e Lugansk”, a Lei do Estatuto Especial. O cessar-fogo foi acertado em Minsk, na Bielorrússia, na sexta-feira (5).

O chefe de Estado ucraniano adiantou que o projeto será enviado ao Parlamento na próxima semana e ressaltou que da lei “depende o destino da paz”.

“O projeto garantirá um regresso pacífico dessas regiões sob soberania ucraniana”, disse Porochenko na reunião do Conselho de Ministros.

O presidente ucraniano disse também que a maior parte (70%) das tropas russas presentes na Ucrânia já deixou o território, cinco dias após a entrada em vigor do cessar-fogo para acabar com o conflito no Leste do país.

No entanto, os separatistas pró-russos querem a independência do território e não uma continuação na Ucrânia com poderes reforçados, afirmou Andrei Purguine, vice-primeiro-ministro da autoproclamada República Popular de Donetsk, um dos chefes dos rebeldes. “Não esperamos continuar a ser uma parte da Ucrânia”, disse.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário