Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Homem com paralisia volta a andar depois de tratamento pioneiro

Criado em 21/10/14 10h33 e atualizado em 21/10/14 10h46
Por Agência Lusa

Um homem búlgaro paralisado da cintura para baixo voltou a andar depois de um transplante de células nervosas, uma operação inédita feita por médicos poloneses. O tratamento foi divulgado hoje (21). Darek Fidyka é a primeira pessoa a se recuperar depois de ter ficado com o nervo da coluna vertebral completamente danificado, após ser esfaqueado, informa artigo publicado na revista científica Cell Transplantation.

Leia mais notícias:

Fisioterapia ajuda no desenvolvimento de crianças com Down e paralisia cerebral

Administrador que luta contra paralisia é responsável por conceituado site de mobilidade

“Para mim, é mais impressionante que os primeiros passos do homem na Lua”, comentou o professor Geoffrey Raisman, do Instituto de Neurologia da University College de Londres (UCL).

O homem pode andar com auxílio de um suporte e dirigir um automóvel. Ele tem uma vida normal quatro anos depois da agressão. Fidyka destacou que “quando isso [a capacidade de andar] começa a voltar", se sentiu como estivesse revivendo. "É uma sensação incrível, difícil de descrever”, disse em um programa da BBC.

A operação foi feita por uma equipe de médicos poloneses dirigida por Pawel Tabakow, da Universidade de Wroclaw. Os cirurgiões utilizaram células nervosas do nariz do paciente, nas quais se desenvolveram os tecidos cortados.

A técnica, descoberta pela UCL, obteve bons resultados em laboratório, mas nunca foi testada com sucesso em seres humanos. “Pensamos que o procedimento constitui uma descoberta essencial que, se for desenvolvido, trará uma alteração histórica para pessoas que sofram de lesões na coluna vertebral”, disse Geoffrey Raisman.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário