one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

ONU pede libertação de opositores detidos "arbitrariamente" na Venezuela

Criado em 20/10/14 20h31
Por Danilo Macedo Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos expressou nesta segunda-feira (20) preocupação com a detenção de opositores pelo governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro durante os protestos nas ruas do país a partir de fevereiro de 2014. O alto-comissário da organização, Zeid Ra’ad Al Hussein, chamou as prisões de arbitrárias e pediu a liberação imediata do político opositor Leopoldo López e de cerca de 70 pessoas presas durante as manifestações.

“A prolongada e arbitrária detenção de opositores políticos e manifestantes na Venezuela está causando cada vez mais inquietude em nível internacional”, disse Hussein, acrescentando que “esta situação apenas exacerba a tensão no país”.

Leia também:

União Europeia recusa aliança com Síria para combater terrorismo

Papa pede atuação adequada da comunidade internacional contra Estado Islâmico

Ministras do Japão renunciam após divulgação de irregularidades

O Alto Comissariado para os Direitos Humanos recebeu a informação de que mais de 3.300 pessoas foram detidas por curtos períodos entre fevereiro e junho por participação em manifestações por todo o país, inclusive adolescentes. Pelo menos 43 pessoas morreram durante os protestos, entres elas, um fiscal e nove membros das forças de segurança venezuelanas.

O político Leopoldo López liderou o início dos protestos. Ele foi preso, entre outras acusações, por terrorismo e homicídio. Hussein pediu hoje para que as autoridades venezuelanas atuem de acordo com as posições do Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias e liberem imediatamente López , Daniel Ceballos, ex-prefeito de San Cristóbal, e “todos aqueles detidos por exercer seu legítimo direito de se expressar e protestar pacificamente”.

Hussein, que recebeu na semana passada a esposa de López, Lilian Trintori, para discutir a situação dos detidos e suas famílias, disse que seu escritório recebeu reiteradas denúncias de ataques e intimidação dirigidos aos que trabalham na defesa dos direitos humanos na Venezuela. Ele ressaltou que “está extremamente preocupado pela situação atual” e que continuará observando tudo “cuidadosamente”.

 

*Com informações do Centro de Notícias ONU

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário