one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Paraguai pede tratamento especial por não ter saída para o mar

Criado em 01/10/14 06h54 e atualizado em 01/10/14 07h58
Por Danilo Macedo* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O representante permanente do Paraguai na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixador José Antonio dos Santos, disse, na Assembleia Geral da instituição, que a condição de país sem litoral traz consequências negativas para o acesso a mercados mundiais e prejudica seu desenvolvimento. Segundo Santos, essa é uma questão fundamental na política externa do Paraguai e necessita de tratamento especial.

“As assimetrias e desvantagens que tal situação geográfica gera só se verão compensadas com o reconhecimento internacional da concessão de um tratamento especial e diferenciado na inserção do país no mundo globalizado”, defendeu o embaixador nessa terça-feira (30).

Confira mais notícias no Portal EBC

Em seu discurso, Santos explicou que, devido às restrições de livre trânsito desses países e ao fato de não receberem tratamento diferenciado, o Paraguai e outros 30 Estados em condições semelhantes têm dificuldades de acessar mercados internacionais. O Paraguai faz fronteira com Brasil, a Bolívia e Argentina. A Leste, O Brasil é o país de trânsito para se chegar ao Atlântico. A Oeste, a Bolívia e Argentina são caminhos para se chegar ao Chile e ter acesso ao Pacífico.

Em novembro, será realizada a 2ª Conferência da ONU sobre Países em Desenvolvimento sem Litoral Marítimo, quando deve ser aprovado um novo plano de ação. Para o representante paraguaio, o programa se constituirá marco de cooperação “mutuamente enriquecedor”, entre esses países e os de trânsito, garantindo o acesso de suas produções aos mercados internacionais. Na América do Sul, além do Paraguai, apenas a Bolívia não tem saída para o mar.

*Com informações do Centro de Noticias ONU

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário