one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma Rousseff reuniu autoridades para a primeira reunião do Conselho dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016

Imagem:

Compartilhar:

Brasil fica em oitavo no ranking de potências esportivas mundiais

Criado em 27/11/14 17h11
Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC na Europa Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Brasil, que sediará os Jogos Olímpicos de 2016, manteve a oitava posição no Índice Global de Nações Esportivas 2014, promovido pela Sportcal - consultoria britânica de inteligência em esportes. O Índice mede o sucesso das nações em atrair grandes eventos. Em primeiro no ranking ficou a Rùssia, sede da próxima Copa do Mundo, seguida do Canadá, Reino Unido, China, Estados Unidos, Alemanha e Itália.

Para a elaboração do índice, foram analisados 680 grandes eventos em 90 diferentes modalidades esportivas, realizados ou a realizar, no período de 12 anos (2009 a 2020). Com base em uma série de indicadores, como impacto econômico, financeiro, esportivo e midiático, cada evento esportivo recebeu uma nota. A pontuação final de cada país é calculada com base na somatória das notas dos eventos que a nação sediou ou sediará. De acordo com o relatório, “o desenvolvimento de estratégias para sediar grandes eventos desempenha papel importante no processo de construção e consolidação da imagem esportiva global de uma nação”.

Leia também no Portal EBC:

BC lança amanhã moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos de 2016

Brasil e Paraguai firmam parcerias no esporte para as Olimpíadas

Votação para escolher o nome das mascotes da Olimpíada é aberta na internet

O Índice destaca o desempenho dos Estados Unidos, que subiu da nona posição, em 2012, para a quinta posição em 2014, atribuindo sua evolução “à capacidade do país em vencer disputas com outras nações e atrair grandes eventos”. Os países escandinavos (Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia) também melhoraram suas colocações. A Dinamarca, por exemplo, saiu de 20º para 15º lugar, resultado atribuído à atração do Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo e à Copa do Mundo de Vela, agendados para 2018.

O Índice também lista as cidades mais bem-sucedidas na atração de grandes eventos esportivos. O Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar, atrás de Londres (Reino Unido) e de Moscou (Rússia). Pequim (China), Tóquio (Japão), Paris (França), Copenhague (Dinamarca), Vancouver (Canadá), Doha (Catar) e Kazan (Rússia) completam a lista das dez mais bem colocadas.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário