one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edimburgo, Escócia.

Imagem:

Compartilhar:

Escócia está insatisfeita com devolução de poderes anunciada pelo Reino Unido

Criado em 27/11/14 20h11 e atualizado em 27/11/14 20h22
Por Giselle Garcia  Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, demonstrou insatisfação com o pacote de devolução de poderes ao Parlamento escocês, anunciado hoje (27) pela Comissão Smith, uma comissão parlamentar criada para conduzir as negociações. Segundo ela, a Grã-Bretanha está falhando em cumprir as promessas feitas na ocasião do referendo pela independência, em 18 de setembro, “mas que o veredito final será garantido pelo povo nas eleições gerais, em Maio”.

Leia também: Líderes de partidos britânicos assinam resolução para dar mais poderes à Escócia

Sturgen enfatizou que o Parlamento escocês espera ter poder sobre a criação de empregos, definição do salário mínimo e sobre a contribuição previdenciária, coisas que não foram mencionadas no pacote. “Queremos poder nas nossas mãos para criar um sistema melhor, para tirar as pessoas da pobreza e garantir o crescimento da economia. Esse é o tipo de poder parlamentar que queremos, mas infelizmente, não é o que nos será dado”, destacou.

O pacote anunciado hoje é resultado de um acordo entre partidos político britânicos e garante à Escócia, entre outras coisas, autonomia sobre a cobrança e a arrecadação do Imposto de Renda. Essa é considerada a maior transferência de poderes do Reino Unido à Escócia desde 1999, quando foi reestabelecido o Parlamento escocês. O acordo só entrará em vigor no ano que vem.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse estar satisfeito com o que foi anunciado. “Estamos mantendo nossas promessas”, declarou. 

No dia 18 de setembro, 55% dos escoceses votaram contra a independência do país em relação ao Reino Unido. Mais de 3,6 milhões, dos 4,3 milhões de eleitores registrados compareceram às urnas, um recorde em relação a todas as eleições já ocorridas no Reino Unido desde o sufrágio universal, em 1918. Na ocasião, Cameron e os três principais partidos políticos britânicos prometeram mais autonomia ao Parlamento escocês em impostos, gastos e serviços públicos.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário