one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acampamento de refugiados sírios na Turquia

Imagem:

Compartilhar:

Número recorde de pessoas morrem no Mediterrâneo tentando chegar à Europa

Criado em 10/12/14 08h20
Por Da Agência Lusa Fonte:

Mais de 3.400 pessoas morreram este ano nas águas do Mediterrâneo enquanto tentavam chegar à Europa, informou hoje (10) a agência das Nações Unidas para os refugiados.

Mais de 207 mil pessoas fizeram a perigosa travessia marítima desde janeiro, quase três vezes o número dos que se arriscaram em 2011, durante a guerra civil na Líbia (70 mil pessoas), segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Leia também:

América Latina e Caribe adotam plano de proteção a refugiados e apátridas

Número de refugiados aumenta quase 70% em quatro anos

Desses, 3.419 morreram, um número recorde, tendo em vista o total de mortes de migrantes em barcos em todo o mundo neste ano (4.272).

A maioria das pessoas partiu da Líbia em direção à Itália e Malta, em busca de emprego ou asilo - os números incluem 60.051 sírios e 34.561 eritreus.

Os dados foram divulgados no início de uma reunião de dois dias em Genebra com o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Antônio Guterres, em que se discutem formas de proteger as pessoas que se arriscam a fazer essas travessias para escapar de perseguições, guerras, instabilidade e pobreza.

Guterres alertou que muitos estados parecem estar mais preocupados em defender as suas fronteiras do que em prevenir mortes.

Sem citar países específicos, o ex-primeiro-ministro português classificou essa atitude como "a reação errada numa época em que números recorde de pessoas estão fugindo de guerras".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário