one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Linhas de Nazca

Imagem:

Compartilhar:

Peru processa Greenpeace por invasão às Linhas de Nazca

Criado em 12/12/14 08h12 e atualizado em 12/12/14 08h42
Por Da Agência Lusa

O presidente do Peru, Ollanta Humala, disse hoje (12) que o país está processando a organização não governamental (ONG) Greenpeace por invasão ao monumento arqueológico Linhas de Nazca. Ele exigiu um pedido de desculpas à ONG.

“Espero que haja um pedido de desculpa, à margem das ações que os ministérios da Cultura e da Justiça estão promovendo”, disse Humala na televisão pública do Peru.

Esta é a primeira reação do chefe de Estado do Peru, depois de alguns ativistas da Greenpeace terem feito, na última segunda-feira (8), nas Linhas de Nazca, uma manifestação de alerta sobre as alterações climáticas.

Leia também no Portal EBC:

Cúpula da ONU sobre alterações climáticas será encerrada hoje em Lima

EUA pedem aos países em desenvolvimento atuação contra aquecimento global

Pior tempestade dos últimos três anos atinge a Califórnia

A ação ocorreu em área estritamente proibida, ao lado da figura de um beija-flor, onde colocaram letras gigantes de tecido amarelo com a frase Time for Change! The Future is Renewable (É Tempo de Mudar! O Futuro É Renovável!), segundo informações do Ministério da Cultura do Peru.

A declaração foi feita um dia depois de o vice-ministro peruano da Cultura, Luis Jaime Castillo, ter recusado o pedido de desculpa de um representante da Greenpeace. A organização ambientalista alega que não causou danos às Linhas de Nazca.

“Não aceitamos as desculpas. Eles não aceitam os danos causados”, disse o vice-ministro da Cultura, depois de ter recebido o porta-voz da Greenpeace.

Patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura desde 1994, as Linhas de Nazca, com mais de 2 mil anos, são representações de figuras de diferentes complexidades, que vão desde simples linhas até imagens de animais e plantas, no Deserto de Nazca, no Peru.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário