one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O líder do partido grego Syriza, Alexis Tsipras

Imagem:

Compartilhar:

Alexis Tsipras toma posse como primeiro-ministro grego

Criado em 26/01/15 16h50 e atualizado em 26/01/15 17h10
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Alexis Tsipras tomou posse hoje (26) como primeiro-ministro da Grécia após a vitória nas eleições legislativas de domingo do seu partido, o Syriza, que acordou uma aliança de governo com os nacionalistas Gregos Independentes. O novo primeiro-ministro prestou juramento perante o chefe de Estado grego, Karolos Papoulias.

“Senhor presidente, juro que aplicarei a Constituição e as leis e que trabalharei sempre pelo interesse geral do povo grego”, disse. Tsipras e Papoulias assinaram o decreto de nomeação e, em seguida, o líder do Syriza saiu da sala saudando os repórteres de imagem com a mão sobre o coração.

O líder do Syriza, Alexis Tsipras cumprimenta jornalistas depois do juramento como primeiro-ministro grego

O líder do Syriza, Alexis Tsipras cumprimenta jornalistas depois do juramento como primeiro-ministro gregoAgência Lusa/Yannis Kolesidis/direitos reservados

Antes, numa reunião com o presidente, Tsipras disse ter se reunido com o líder dos Gregos Independentes, Panos Kammenos, que lhe assegurou que o partido “dará voto de confiança ao governo”. “A maioria absoluta requerida existe” disse, acrescentando esperar que essa maioria se amplie “ainda mais” na votação da equipe governamental.

O Syriza conquistou 36,34% dos votos nas eleições gerais de domingo, ganhando 149 lugares no parlamento, dois a menos que o necessário para a maioria absoluta. Os gregos independentes obtiveram 4,75% dos votos, elegendo 13 deputados.

A aliança, acordada hoje de manhã, tem sido descrita por analistas como peculiar, dado que os dois partidos apenas partilham a oposição à “troika” de credores – União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – que acusam de ter provocado uma crise humanitária no país.

Tsipras, 40 anos, quebrou a tradição destas cerimônias ao prestar juramento sem gravata, como habitualmente se apresenta, e não prestar juramento religioso perante o líder da Igreja Ortodoxa grega, antes de se apresentar ao presidente.

O líder do Syriza fez, no entanto, uma visita ao arcebispo para lhe comunicar pessoalmente que não prestaria juramento religioso, mas que “as relações entre a Igreja e o Estado serão mais importantes que no passado”, sublinhando “o papel muito importante da Igreja” em matéria de solidariedade.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário