one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Celac é fundamental para debater agenda específica da região, diz professora

Criado em 29/01/15 06h47 e atualizado em 29/01/15 06h50
Por Ana Cristina Campos e Danilo Macedo - Repórteres da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que encerra hoje sua 3ª Cúpula de Chefes de Estado, em San Jose, na Costa Rica, foi criada em 2011 como um mecanismo de diálogo e concertação política. Pela primeira vez, o bloco reúne os 33 países da região, com o compromisso de avançar no processo de integração, equilibrando a unidade e a diversidade política, social e cultural dos seus 600 milhões de habitantes. De acordo com a professora do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) Terra Budini, sua criação é relevante para o cenário regional e pode, inclusive, ter contribuído para a reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos.

“É a primeira vez que surge uma organização formalizada apenas com os países latino-americanos e caribenhos, sem a presença dos Estados Unidos e do Canadá. Isso não quer dizer que o bloco signifique uma oposição declarada aos Estados Unidos, mas considera que a região tem uma agenda específica e é importante ter um fórum institucionalizado para debater seus problemas específicos”, avalia Terra. Segundo ela, o fortalecimento da concertação política dos países da América Latina e do Caribe e a aproximação do bloco com a China podem ter, de alguma forma, acelerado a disposição dos Estados Unidos em reatar relações diplomáticas com Cuba.

Para a professora, a articulação do grupo de forma mais autônoma, sem a presença dos Estados Unidos, e a aproximação com a China, montam um cenário que exige da política externa americana a busca por uma reaproximação e o resgate de alguma influência [na região]. "A reaproximação com Cuba é muito simbólica porque os países latino-americanos e caribenhos defendem o fim do embargo”, disse.

O professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) Alberto Pfeifer concorda que a reaproximação entre os dois vizinhos, rompidos há mais de 50 anos, tem a ver com a presença norte-americana no hemisfério, que nos últimos anos teve sua influência ameaçada pela entrada de capitais chineses. Em sua opinião, no entanto, o avanço no restabelecimento das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba enfraquecerá, inevitavelmente, o papel da Celac, que poderá perder sua razão de existir.

“A Celac segue como um ponto de encontro entre as lideranças dos países latino-americanos e caribenhos. Eles representam, de certa forma, uma linha paralela e alternativa ao outro arranjo político no hemisfério, que é a Organização dos Estados Americanos (OEA), mas, com uma normalização da relação mais sensível entre os Estados Unidos e Cuba e a presença já anunciada de Raúl Castro e Barack Obama na Cúpula das Américas, em abril, no Panamá, também perde um pouco do seu poder integracionista”, avalia Pfeifer. Nesse ponto, o professor da USP defende que o Brasil deve aproveitar todos os instrumentos disponíveis para o alcance de seus interesses nacionais, mas focar principalmente no fortalecimento de sua atuação autônoma e em aproximações e acordos bilaterais na América Latina. Segundo ele, em fóruns como a Celac, o “poderio relativo do Brasil fica muito diluído.”

De acordo com a professora Terra, o desafio do bloco é coordenar posições comuns dos 33 países-membros para sua inserção em um cenário internacional mais abrangente. “Temos um cenário internacional instável, com a China como um polo de poder importante, a Rússia buscando seu papel. Não é a mesma ordem que a gente via no pós-Guerra Fria, mas ainda não dá para dizer que haja uma ordem nova, como polos bem definidos. A possibilidade de a América Latina ter algum tipo de espaço em uma ordem internacional que se desenha é coordenando suas posições. O grande sucesso seria coordenar suas posições e eles vêm tentando fazer isso”.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário