one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Praça da Revolução em Cuba

Imagem:

Compartilhar:

Cuba e EUA identificam áreas para cooperação

Criado em 23/01/15 11h21 e atualizado em 23/01/15 12h42
Por Prensa Latina

Cuba e EUA identificaram áreas em que existem possibilidades para estabelecer ou ampliar a cooperação bilateral, como o enfrentamento ao narcotráficom, ao terrorismo e às epidemias. Cuba propôs aos Estados Unidos manter um encontro para definir as modalidades de cooperação com vistas a enfrentar de maneira efetiva e eficaz ao vírus do ebola, segundo um comunicado de imprensa da delegação cubana de conversações sobre temas bilaterais e de cooperação com Washington, realizadas no Palacio de Convenções na capital Havana.
  
Durante o encontro realizado nesta quinta-feira (22), as delegações de ambos países trataram de diferentes temas, como a segurança e resposta a derramamento de petróleo. A delegação cubana reiterou a disposição de suas autoridades de desenvolver intercâmbios com os norte-americanos sobre monitoramento sísmico, áreas marinhas desprotegidas e hidrografia, assim como participar em investigações conjuntas sobre espécies marinhas, afirma o texto.

Cuba também propôs estabelecer cooperação científica em um grupo de áreas como a proteção ao meio ambiente, a redução dos efeitos da mudança climática e a prevenção dos desastres naturais. Os representantes cubanos mudaram também a disposição de Cuba em discutir a delimitação da Zona Oriental no Golfo do México e se interessaram pelos próximos passos para a implementação de um Plano Piloto para estabelecer o serviço de correio postal entre os dois países.

Divergências

A temática dos direitos humanos foi a principal divergência com relação à política dos EUA apontada pela delegação de havana durante o diálogo. Cuba enfatizou a persistente ilegalidade das detenções na Base Naval de Guantánamo e os reconhecidos atos de tortura praticados contra seus prisioneiros."Ao abordar temas em que ambos países tem diferentes concepções, a delegação cubana expressou sérias preocupações com a garantia e proteção dos direitos humanos nos Estados Unidos", afirma o comunicado. 

O documento ambém tece críticas à brutalidade e ao abuso policial, cada vez mais alarmantes, como nos fatos ocorridos recentemente em Ferguson e Nova Iorque, que evidenciam o crescimento do racismo e da discriminação racial nos EUA. Cuba lembrou também o padrão racial diferenciado na execução da pena de morto no país que se aplica em sua maioria a afroamericanos, latinos, integrantes de outras minorias, doentes e menores.

A delegação cubana também manifestou preocupação pela igualdade salarial nos EUA, onde as mulheres recebem 25% menos que os homens pelo mesmo período de trabalho, assim como pelo trabalho infantil e as limitações ao exercício das liberdades sindicais e de negociação coletiva, entre outras situações. "A parte cubana propôs manter um diálogo respeitoso e sobre bases de reciprocidade sobre esta matéria no futuro, a partir das experiências positivas alcançadas em Cuba no respeito aos direitos humanos e de nossa contribuição à melhoria destes direitos em muitos países do mundo", afirma o comunicado.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário