one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

França anuncia amanhã novas medidas contra o terrorismo

Criado em 20/01/15 17h22 e atualizado em 20/01/15 17h53
Por Giselle Garcia – Correspondente da Agência Brasil/EBC Fonte:Agência Brasil

O presidente da França, François Hollande, informou hoje (20), durante uma cerimônia em Paris, que novas medidas contra o terrorismo serão anunciadas amanhã (21) pelo primeiro-ministro, Manuel Valls. Ele enfatizou que a prioridade, neste momento, é a proteção dos cidadãos franceses.

Hollande adiantou que o governo pretende, entre outras medidas, reforçar o sistema de inteligência com o objetivo de ampliar o controle sobre o movimento de suspeitos jihadistas em território francês, monitorar melhor as atividades ligadas ao terrorismo na internet e isolar presos extremistas, para evitar a radicalização de outros detentos nas penitenciárias.

Durante encontro com jornalistas, o primeiro-ministro Manuel Valls ressaltou que os atentados terroristas de Paris expuseram o “apartheid ético, social e geográfico” presente na sociedade francesa. “Alguns foram relegados aos subúrbios, aos guetos. Miséria social, à qual se soma a discriminação diária por não ter o sobrenome certo, a cor de pele certa, ou por ser uma mulher. Não estamos, de maneira alguma, buscando justificativas, mas precisamos olhar também para a realidade de nosso país”, afirmou.

Valls defendeu o secularismo, sistema ético que prega a imparcialidade em relação a questões religiosas. “É importante retomar a batalha pelo secularismo. Uma batalha que, por fraqueza ou falta de cuidado, abandonamos por muito tempo”. Ele disse ainda que “a ameaça do terrorismo em toda a sua diversidade nunca foi tão grande”.

O jovem Lassana Bathily, de 24 anos, que arriscou a vida para salvar pessoas durante o ataque a um supermercado judeu em um subúrbio de Paris, no último dia 9, recebeu, do Ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, a cidadania francesa. O jovem muçulmano, que nasceu no Mali, Norte da África, escondeu reféns dentro de um freezer para evitar que eles fossem encontrados pelo terrorista Amedy Coulibaly.

Em Paris, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, visitou os locais dos atentados terroristas e deixou coroas de flores em homenagem às vítimas. Ele relembrou os ataques de 11 de setembro de 2011, em Nova York. “Paris e Nova York têm trilhado o mesmo caminho de várias maneiras. Temos suportado o peso do terror por muitos anos, e mostrado ao mundo, cada um à sua maneira, um exemplo de tolerância e inclusão, de uma sociedade pluralista e multicultural”, observou o prefeito. 

Editor Beto Coura
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário