one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Manifestação no Peru deixa pelo menos 16 policiais feridos e 26 civis detidos

Criado em 16/01/15 07h21 e atualizado em 16/01/15 08h18
Por Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Dezesseis policiais ficaram feridos, um deles com gravidade, e 26 civis detidos é o resultado de uma manifestação que reuniu milhares de pessoas no Centro Histórico de Lima, no Peru, contra a lei trabalhista para os jovens, aprovada em dezembro pelo governo.

O ministro do Interior, Daniel Urresti, disse aos jornalistas que os policiais agiram no Centro Histórico de Lima depois de terem sido atacados com paus e pedras.

Leia também no Portal EBC:

Mais de 20 pessoas estão desaparecidas após naufrágio no Leste da China

Indonésia: Anistia quer evitar execução de condenados por tráfico de droga

Acrescentou que participaram da manifestação cerca de 3.500 pessoas, muitas ligadas a centrais sindicais, e que a polícia deteve cerca de 20 manifestantes..

O ministro acusou a Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru, a Confederação dos Trabalhadores e o Movimento pela Anistia e Direitos Fundamentais, grupo vinculado ao Sendero Luminoso, de serem os causadores da violência.

A lei, aprovada em dezembro, gerou polêmica no Peru, com críticas à vulnerabilidade dos direitos trabalhistas dos jovens entre 18 e 24 anos.

A lei prevê um salário mínimo e segurança social para os jovens, mas reduz as férias para 15 dias e não considera o pagamento de prêmios e compensações por tempo de serviço.

O presidente do Peru, Ollanta Humala, defende a lei, alegando que ela procura reduzir o mercado de trabalho paralelo, que afeta 1 milhão de trabalhadores nessa faixa etária, e incentivar a capacitação de jovens sem formação profissional.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário