one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Comissão Europeia estuda proposta para combater imigração ilegal

Criado em 13/03/15 18h27 e atualizado em 13/03/15 18h30
Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC na Europa Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Comissão Europeia pretende apresentar, em maio, uma proposta para reduzir o grande fluxo de imigrantes que tentam entrar na Europa pelo Mar Mediterrâneo e outras rotas ilegais. Só no ano passado, mais de 270 mil pessoas ingressaram ilegalmente em países europeus, vindas da Síria, Paquistão, Líbia, Tunísia e de vários países da África Subsaariana. Cerca de 3,5 mil morreram tentando completar o trajeto.

Na última reunião do Conselho de Assuntos Internos da União Europeia, ontem (12), em Bruxelas (Bélgica), o comissário para Assuntos Internos da União Europeia, Dimitris Avramopoulos, voltou a ressaltar a urgência da questão. Ele lembrou da tragédia ocorrida no dia 4 de março, quando dez pessoas morreram e quase 1 mil foram drasticamente resgatadas depois que uma embarcação virou ao tentar atravessar o Mar Mediterrâneo. “Os eventos recentes provam quão urgentes e difíceis são os desafios relacionados à imigração para a União Europeia”, disse ele.

Avramopoulos defendeu a criação de centros de atendimento do outro lado do Mediterrâneo, em países-chave como Níger, Egito, Turquia e Líbano, com o objetivo de processar pedidos de asilo e refúgio antes que os imigrantes alcancem a Europa. Ele acrescentou, ainda, que medidas para combater o contrabando de pessoas, ampliar as operações de resgate e assistência humanitária e redistribuir o fluxo migratório entre os países europeus serão propostas.

A Itália, que recebeu mais de 60% de todos os imigrantes que ingressaram na Europa, em 2014, está na linha de frente dos que defendem uma política comum aos 28 países-membros da União Europeia. França e Alemanha também são favoráveis. Já a Dinamarca, que tem uma legislação restrita sobre imigração, reprova a proposta. A Ministra da Justiça, Mette Frederiksen, disse hoje (13), em entrevista à imprensa, que o país não tem intenção de absorver parte do fluxo migratório europeu, e “quer dar sequência às suas próprias políticas de asilo e refúgio”. No ano passado, o país nórdico aceitou 14.815 pedidos de refúgio – cinco vezes menos do que os 80 mil processados pela Suécia.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário