one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mudança climática põe em risco direitos humanos de milhões de pessoas

Criado em 09/03/15 10h07 e atualizado em 09/03/15 11h05
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU

A vice-alta comissária da ONU, Flavia Pansieri, alertou que a mudança climática põe em risco os direitos humanos de milhões de pessoas no mundo.

Em pronunciamento feito esta sexta-feira no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, Pansieri disse que a mudança do clima enfraquece os direitos à saúde, à comida, à água e ao saneamento.

Guerras

Segundo a vice-alta comissária, "os desastres ambientais atualmente deslocam mais pessoas do que as guerras".

Ela citou ainda o iminente desastre humanitário enfrentado por milhões que vivem nas ilhas do Pacífico.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Mudança climática põe em risco direitos humanos de milhões de pessoas

Pansieri declarou que "seus direitos à habitação e até mesmo à cidadania estão ameaçados pelo aumento do nível dos mares, que obrigou a retirada dessas pessoas não só de suas casas, mas também as deixou numa terra de ninguém".

A representante da ONU disse que "é apenas uma questão de décadas até que as ilhas de Kiribati e Tuvalu desapareçam debaixo das ondas". Para ela, não é somente uma questão de empacotar os pertences e mudar para outro lugar".

Encruzilhada

Pansieri explicou que nestas regiões existem prédios públicos, tribunais, hospitais e escolas que vão desaparecer também. Ela disse que esses "refugiados da mudança climática" correm o risco de se tornarem apátridas se não convencerem outros países a lhes conceder passaportes, bem-estar e proteção.

O presidente do Conselho de Direitos Humanos, Joachim Rücker, afirmou que "o mundo está numa encruzilhada".

Ele disse que em dezembro, o novo acordo sobre o clima será finalizado e poderá definir o curso que os países vão adotar para o futuro não só ambiental, mas também de suas sociedades.

Numa mensagem de vídeo, o secretário-geral, Ban Ki-moon, declarou que chegou a hora de uma ação climática. Segundo ele, o mundo deve transformar suas economias e aproveitar o potencial de um futuro de baixo carbono.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário