one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira de Israel.

Imagem:

Compartilhar:

Netanyahu pede desculpa a árabes-israelenses

Criado em 23/03/15 18h10 e atualizado em 23/03/15 19h23
Por Agência Lusa Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu hoje (23) desculpa por ter considerado “perigosa” a elevada participação dos árabes-israelenses nas eleições legislativas da terça-feira passada.

“Eu sei que as minhas declarações podem ter ofendido alguns cidadãos israelenses e membros da comunidade árabe-israelense. Nunca foi minha intenção. Peço desculpas por isso”, declarou Benjamin Netanyahu.

O pedido de desculpas, transmitido na televisão, foi feito durante um encontro com árabes-israelenses em Jerusalém. Na semana passada, durante um apelo ao voto, Benjamin Netanyahu afirmou que o “poder estava em perigo” porque os eleitores árabes estavam participando ativamente das votações.

O líder da comunidade árabe, Ayaman Odeh, rejeitou o pedido de desculpas de Benjamin Netanyahu. Os árabes-israelenses obteveram o resultado histórico de 13 lugares no Parlamento. “Não é aceitável, porque Netanyahu não só planeja fazer aprovar leis racistas, como as suas declarações desafiam o direito básico dos árabes-israelenses de votar no Knesset [Parlamento]”, afirmou.

Ayaman Odeh disse também que o pedido de desculpas não é sincero, porque não convidou os representantes legítimos daquela comunidade, que obteve mais de 90% dos votos dos árabes-israelenses.

As declarações do primeiro-ministro israelense também foram criticadas pelo presidente norte-americano, Barack Obama, que afirmou que aquele tipo de retórica é contrário à tradição israelense.

Segundo a imprensa israelense, os árabes-israelenses recebidos por Benjamin Netanyahu fazem parte de uma minoria que apoia o Likud, partido do primeiro-ministro.

Os árabes-israelenses descendem de 160 mil palestinos que ficaram nas terras onde foi criado o Estado de Israel em 1948 e representam cerca de 20% da população israelense.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário