one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

ONU revela que conflitos na Síria e no Iraque afetam 14 milhões de crianças

Criado em 12/03/15 19h57 e atualizado em 12/03/15 20h00
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Fundo da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Infância (Unicef) denunciou hoje (12) que cerca de 14 milhões de crianças do Oriente Médio foram afetadas pelas guerras na Síria e em parte do Iraque.


A situação de 5,6 milhões de crianças na Síria "é desesperadora". Cerca de dois milhões vivem em zonas às quais não chega ajuda humanitária, por causa dos combates, diz o comunicado.

O Unicef acrescentou que 2,6 milhões de crianças sírias não podem ir à escola e outros dois milhões vivem em campos de refugiados no Líbano, Turquia e Jordânia, entre outros países.

Segundo o comunicado, a chegada em massa de refugiados agrava a situação de 3,6 milhões de menores de comunidades vulneráveis nos estados de acolhimento, que também registram uma deterioração dos serviços educativos e de saúde.

Em relação à crise no Iraque, o aumento da violência forçou 2,8 milhões de crianças a abandonarem suas casas, enquanto muitas outras estão presas em zonas controladas por grupos armados, indica o UNICEF.

"Para as crianças menores a crise é a única realidade conhecida. Para os adolescentes, em uma etapa de formação, a violência e o sofrimento dominam o passado e determinam o futuro", lamentou o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake. Para ele, "a juventude corre o risco de perder-se no ciclo de violência", por ocasião do quarto ano da guerra na Síria, que começou em março de 2011.

O Unicef cita alguns exemplos positivos de como as crianças estão decididas a continuar as suas vidas e os seus estudos. Um dos casos é o do sírio Alaa, de 16 anos, que fugiu da cidade de Homs, continuou os estudos e dá cursos de formação a outros menores.

Outra história é a de Christiana, de 10 anos, que vive em um acampamento no norte do Iraque e que ajuda crianças nos estudos.
O Unicef pede que sejam dadas oportunidades a estas crianças para que possam continuar a educação e formação, de modo a construir um futuro mais estável. A ajuda psicológica e o reforço dos sistemas educativos e de saúde dos países de acolhimento devem melhorar para as crianças da região, disse o Unicef.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário