one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Partido do presidente boliviano perde dois redutos em eleições locais

Criado em 30/03/15 08h04 e atualizado em 30/03/15 08h36
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O partido do presidente socialista boliviano, Evo Morales, perdeu dois redutos políticos na região de La Paz, nas eleições regionais e autárquicas que ocorreram nesse domingo (29).

O Supremo Tribunal Eleitoral informou que o resultado oficial da apuração vai demorar alguns dias. O Movimento para o Socialismo (MAS, sigla em espanhol) perdeu a cidade de El Alto, na periferia da capital, e a região de La Paz, que passam a ser governadas pela oposição.

A nova presidenta da Câmara de El Alto, cidade com mais de 1 milhão de habitantes, é Soledad Chapeton, uma educadora, do partido do principal líder da oposição boliviana, o milionário Samuel Doria Medina (centro-direita).

Chapeton, de 34 anos e origem aimara, obteve 55% dos votos frente ao candidato do MAS, Edgar Patana (28%), que tentava ser reeleito, de acordo com a pesquisa Ipsos, feita após o fim da votação para a cadeia de televisão ATB.

O MAS sofreu também derrota na província de La Paz, onde o antigo ministro da Educação Félix Patzi, um dissidente do MAS, conquistou 52% dos votos contra 29% da candidata do partido no poder, Felipa Huanca (alvo de inquérito por corrupção).

O opositor Luis Revilla foi reeleito como presidente da câmara de La Paz, com quase 60% dos votos. Em outubro passado, Evo Morales foi reeleito presidente pela terceira vez, no primeiro turno das eleições, com 61% dos votos, tendo garantido também o controle do Congresso, com dois terços dos lugares para o seu partido.

Cerca de 6 milhões de eleitores foram chamados a escolher nove governadores de províncias e mais de 4 mil prefeitos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário