one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Primeiro-ministro da Espanha defende cooperação europeia contra o terrorismo

Criado em 31/03/15 14h26 e atualizado em 31/03/15 14h30
Por Da Agência Lusa Edição:Armando de Araújo Cardoso Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou hoje (31) que a cooperação europeia com os países da margem sul do Mediterrâneo é “um imperativo humanitário e estratégico” para, entre outros assuntos, frear o terrorismo jihadista.

Durante entrevista conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, Rajoy apelou à União Europeia para que desenvolva uma "ação conjunta e ambiciosa" para promover a estabilidade no Mediterrâneo.

“A Espanha foi e continua sendo um dos principais impulsionadores da política da União Europeia para o Mediterrâneo. Consideramos fundamental que a Europa contribua com todos os instrumentos para a criação de um verdadeiro espaço de prosperidade para todos, nas duas margens do Mediterrâneo”, acrescentou Rajoy.

Para o primeiro-ministro, a “cooperação com a fronteira sul do Mediterrâneo é um verdadeiro imperativo” do ponto de vista “humanitário e estratégico”, como mostram “os diferentes pontos que unem as duas margens: desde a imigração até a luta contra o terrorismo jihadista, passando pela energia e trocas comerciais”.

“Nossa ação deve ser conjunta e ambiciosa. Por isso, a Espanha está organizando, em estreita cooperação com instituições da União Europeia, uma conferência ministerial sobre relações de vizinhança com o Sul do Mediterrâneo que acontecerá em Barcelona, em 13 de abril.”

Mariano Rajoy adiantou que informou Donald Tusk sobre a preparação dessa conferência, que para Rajoy “criará uma boa oportunidade para manter um diálogo franco e construtivo com os vizinhos do Sul”.

Segundo ele, o “terrorismo jihadista constitui a principal ameaça que a União Europeia enfrenta hoje, colocando em perigo a vida dos seus cidadãos e o modelo de convivência democrática das sociedades”.

“Devemos nos empenhar para erradicá-lo. Para isso, é fundamental que desenvolvamos um esforço integral e permanente de cooperação com o resto da União Europeia, com o resto dos nossos aliados, especialmente com os países árabes que sofrem na própria pele a irracionalidade jihadista”, concluiu.


 

Editor Armando de Araújo Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário