one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vítimas civis no Afeganistão aumentaram 8% no primeiro trimestre, diz ONU

Criado em 12/04/15 17h22
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O número de vítimas civis no Afeganistão resultantes dos confrontos entre as forças de segurança e os insurgentes aumentou 8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao igual período de 2014, informou hoje (12) um organismo das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Missão de Assistência das Nações Unidas naquele país (UNAMA), o número de vítimas civis registrado de janeiro a março nos combates foi 521, com 136 mortos e 385 feridos.

"As Nações Unidas apelam às partes em conflito para tomar todas as medidas necessárias para proteger os civis", disse, em comunicado, o chefe da UNAMA, Nicholas Haysom.

O apelo do responsável ocorre com a chegada da primavera, período em que começa a se verificar um aumento das ações dos insurgentes no Afeganistão.

O número total de vítimas civis no conflito afegão, incluindo as causadas não só pelos combates mas também pela explosão de minas e outros ataques seletivos, foi 1.810 nos primeiros três meses deste ano, com 655 mortos e 1.155 feridos.

Depois dos combates, as bombas artesanais foram a segunda causa de vítima civis no ano passado, com 155 mortos e 275 feridos.

Os ataques seletivos foram a terceira causa, com 217 mortos e 92 civis feridos, com um incremento de 34%.

Em 2014, o país islâmico aumentou a violência contra militares, com 3,7 mil civis mortos e 7 mil feridos, segundo as Nações Unidas.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) concluiu em 2014 a missão militar no Afeganistão, tendo a força no terreno substituída em janeiro deste ano por um contingente formado por cerca de 4 mil soldados que integram as forças afegãs.

Os Estados Unidos continuam contra a missão antiterrorista com a presença de 9,8 mil soldados, que serão mantidos até final do ano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário