one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Economia da Rússia recuou 1,9% no primeiro trimestre

Criado em 15/05/15 15h24 e atualizado em 15/05/15 15h20
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia, em crise econômica devido às sanções ocidentais e à queda dos preços do petróleo, recuou 1,9% no primeiro trimestre, de acordo com estatísticas oficiais divulgadas hoje (15). A contração da economia russa acabou sendo menos acentuada do que o previsto pelo governo, que apontava para recuo de 2,2% nos primeiros três meses do ano.

Os números confirmam, no entanto, que após a crise monetária de dezembro, na sequência da imposição de sanções ocidentais ligadas ao conflito ucraniano e da queda dos preços do petróleo, houve uma contração da atividade econômica. Os dados indicam que as vendas no varejo caíram 6,7% no primeiro trimestre e a produção industrial, 0,4%.

Apesar de o Governo russo ter dito que o pior passou, depois de o rublo, moeda do país, ter recuperado cerca de 40% em relação ao dólar desde março, o ministro da Economia, Alexeï Oulioukaïev, advertiu no final de abril que a queda do PIB no segundo trimestre poderá ser maior do que no primeiro, dado que os efeitos da recuperação financeira chegam lentamente à economia real.

O governo prevê um recuo de 2,8% do PIB em 2015 e um regresso ao crescimento em 2016. As previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam cenário mais pessimista e consideram que o PIB russo poderá recuar 3,8% este ano e 1,1% em 2016.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário