one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


economia mundial euro

Imagem:

Compartilhar:

Grécia não vai pagar ao FMI dívida de 1,6 bilhão de euros, diz ministro

Criado em 24/05/15 12h48 e atualizado em 24/05/15 12h57
Por Da Agência Lusa Edição:Kleber Sampaio Fonte:Agência Brasil

O ministro do Interior grego, Nikos Vutsis, disse hoje (24) que a Grécia não será capaz de pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) o empréstimo de 1.6 bilhão de euros que vence em junho.

A Grécia tinha concordado em pagar o empréstimo em quatro parcelas de 1,6 bilhão de euros no período de 5 a 19 de junho mas, segundo Vutsis, “este dinheiro não será pago, porque não há. Isso é conhecido e discutido com base num otimismo cauteloso de que haverá acordo que permita ao país respirar".

Em entrevista a uma canal de televisão, o ministro reconheceu que existem divergências sobre algumas questões e que, por isso, neste momento não será possível chegar a um acordo. No entanto, fez a ressalva de que a existência de um pacto irá "incentivar o país".

Vutsis disse, ainda, que o calendário das negociações poderá se estender até o final de junho ou início de julho. Ainda de acordo com o canal de televisão "Mega", o primeiro-ministro Alexis Tsipras informou ao secretário do Tesouro americano, Jack Lew, a incapacidade do governo em lidar com os pagamentos do FMI que vencem em junho.

No final de fevereiro, os parceiros da zona do euro concordaram com a Grécia em estender até junho o segundo resgate para chegar a um acordo sobre as reformas que o país deve fazer para poder continuar a receber financiamento. A oposição a cortes nos salários e pensões, a liberalização total do mercado de trabalho e a reforma tributária são alguns dos temas que geram desacordo com a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI.

Editor Kleber Sampaio

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário