one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rodrigo Gularte

Imagem: Arquivo pessoal

Compartilhar:

Human Rights Watch condena execução de brasileiro na Indonésia

Criado em 01/05/15 13h55 e atualizado em 01/05/15 14h08
Por Mariana Jungmann Edição:Kleber Sampaio Fonte:Agência Brasil

A organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) criticou a decisão do governo da Indonésia de executar o brasileiro Rodrigo Gularte mesmo diante do quadro de esquizofrenia e falta de consciência apresentado por ele nos seus últimos momentos de vida. Ele morreu no último dia 28.

Em artigo publicado no seu site, a organização lembra que Gularte “não sabia que iria morrer até minutos antes de estar diante do pelotão de fuzilamento”, quando foi comunicado por um padre que o aconselhava, em um trabalho “hercúleo” para fazê-lo compreender.

A Human Rights Watch registra que vários órgãos das Nações Unidas condenam a aplicação de pena de morte e classifica a utilização da punição como instrumento dissuasivo de “barbárie”. A HRW lembra que as legislações de direitos humanos definem o direito à vida como inerente ao ser humano e que a pena capital seja aplicada apenas em casos de crimes muito graves, que resultem em morte ou lesões corporais irreversíveis.

Para a entidade, a execução do brasileiro neste estado de saúde viola as leis da própria Indonésia e os acordos internacionais assinados pelo país. A organização lembra que “o artigo 44 do Código Penal indonésio exclui a punição criminal de qualquer pessoa que demonstre desordem das capacidades mentais”.

Com base nisso, a HRW pede que seja aberto urgentemente um inquérito para apurar a execução de Gularte e que o governo da Indonésia inicie um período de moratória sobre a aplicação das penas de morte, além de caminhar para a sua abolição.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário