one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulher higieniza mãos de homem na Libéria; população deve continuar atenta ao ebola

Imagem:

Compartilhar:

OMS declara fim da epidemia de ebola na Libéria

Criado em 09/05/15 11h46 e atualizado em 09/05/15 13h41
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Depois de 42 dias sem registro de novos casos, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Alex Gasasira, anunciou hoje (9) que a epidemia de ebola foi erradicada na Libéria. A comunicação foi feita em Monróvia, capital do país.

“Hoje, 9 maio de 2015, a OMS declara a Libéria livre da transmissão do vírus do ebola”, disse ele em cerimônia com a presença da presidenta do país, Ellen Johnson Sirleaf. “Quarenta e dois dias passaram-se desde que o último caso foi confirmado em laboratório. A epidemia na Libéria acabou”, acrescentou Gasasira, ao destacar que essa é uma “conquista monumental” para o país.

 

Libéria: apesar de declarado o fim da epidemia, OMS alerta que país deve continuar atenta ao ebola
Libéria: apesar de declarado o fim da epidemia, OMS alerta que país deve continuar vigilância contra o ebola

OMS/A. Bhatiasevi

O cálculo foi feito com base no duplo período de incubação máxima do vírus, 21 dias, depois da última morte, sem que tenham surgido novos casos.

Em um ano, a Libéria contabilizou mais de 4,7 mil mortos e 10,5 mil casos. O pico da epidemia ocorreu entre agosto e setembro de 2014, com o registo de 300 a 400 novos casos semanais.

Alex Gasasira elogiou a determinação do governo e da população do país em combater a epidemia, que foi a pior desde a detecção do vírus em 1976.

Ellen Johnson Sirleaf agradeceu à população os esforços nesse sentido e lembrou os 189 profissionais que lutaram contra a doença e morreram.

Apesar do anúncio, a Libéria terá de manter a vigilância, uma vez que os países vizinhos Serra Leoa e Guiné Conacri ainda enfrentam a epidemia.

No total, o vírus matou mais de 11 mil pessoas, em 26,5 mil casos identificados, sobretudo na Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário