one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Presidência da França

Compartilhar:

Presidente Hollande inaugura em Guadalupe memorial dedicado à escravidão

Criado em 11/05/15 11h02 e atualizado em 11/05/15 11h16
Por RFI

No último domingo (10), data de comemoração do fim do tráfico negreiro e da abolição da escravidão na França, o presidente François Hollande inaugurou um moderno memorial em Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no Caribe. A iniciativa gerou polêmica.

O local escolhido para acolher o Memorial ACTe não poderia ser mais simbólico: uma antiga usina de açúcar onde eram praticados trabalhos forçados no século 19.

Em presença de trinta dirigentes africanos e caribenhos, Hollande fez um discurso inflamado, dizendo que "a única dívida que deve ser paga aos descendentes dos escravos é fazer a humanidade avançar"; uma referência ao pedido de indenização feito à França por alguns descendentes.

Em seu discurso, Hollande também lembrou que "infelizmente a escravidão não é uma história do passado, como provam as ações do grupo islâmico Boko Haram na África. "O combate não terminou", disse o presidente ao desembarcar no Caribe.

O Memorial ACTe não é somente um memorial em lembrança do tráfico de negros entre África e Caribe, mas enfoca a escravidão de forma global, desde a Antiguidade até os dias de hoje.

Polêmica

O Memorial ACTe também causa polêmica, como observou o enviado especial da RFI ao Caribe, Florent Guignard. Um dos motivos vem da própria história: o memorial lembra que os africanos foram cúmplices do tráfico negreiro, uma ideia rejeitada nos meios separatistas da Guadalupe.

Outra questão que gerou muita discussão foi o custo da iniciativa, cerca de € 85 milhões, mais de R$ 280 milhões. O investimento parece paradoxal para uma ilha com alto índice de desemprego e pobreza, que atingem principalmente os descendentes de escravos.

O Memorial ACTe abrirá as portas em 7 de julho deste ano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário