one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil pede que Estados Unidos eliminem barreiras não tarifárias

Criado em 30/06/15 17h41
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

 

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, pediu que o governo norte-americano elimine barreiras não tarifárias aos produtos brasileiros o mais rápido possível para facilitar o fechamento de um acordo comercial entre o Brasil e os Estados Unidos. Ele reuniu-se hoje (30) com a secretária de Comércio norte-americana, Penny Pritzker, em Washington.

Segundo o ministro, que acompanha a presidenta Dilma Rousseff em visita oficial aos Estados Unidos, o governo brasileiro está empenhado em padronizar normas técnicas, regulamentações e padrões para ampliar o acesso das mercadorias brasileiras ao mercado americano. Para ele, os acordos assinados são um passo importante nesse sentido.

“Estamos assinando acordos substantivos na área de facilitação de comércio e na harmonização de normas técnicas e convergência de padrões, e tudo isso para remover barreiras, por assim dizer, barreiras não tarifárias que impedem maior acesso de produtos brasileiros ao mercado americano”, disse Monteiro em gravação divulgada pelo ministério.

O ministro participou também da 3ª Cúpula Empresarial Brasil–Estados Unidos, que reuniu 390 empresários dos dois países, em Washington. No evento, Monteiro pediu engajamento do setor privado para o sucesso da agenda comercial entre o Brasil e os Estados Unidos.

“O diálogo do setor privado é o que realmente move essa agenda do comércio e dos investimentos. Os governos podem estabelecer os marcos da agenda, estimular e fazer uma ação convergente, mas o que dá a dimensão da relação é exatamente o grau de maior integração entre os setores privados dos dois países”, disse o ministro na gravação.

Monteiro destacou que a parceria com os Estados Unidos na área de inovação será importante para modernizar e dar mais competitividade à indústria brasileira. Segundo ele, existe um grande potencial para que o Brasil e os Estados Unidos aprofundem a troca de informações nessa área e construam um instrumento para o desenvolvimento do setor industrial brasileiro.

Editor Beto Coura
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário