one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Hillary Clinton afirma que será a presidente mulher mais jovem dos EUA

Criado em 13/06/15 18h21 e atualizado em 13/06/15 18h28
Por RFI

A pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, de 67 anos, descartou em uma única frase neste sábado (13), durante seu primeiro grande discurso de campanha, as questões sobre sua idade. "Talvez não seja a mais jovem entre os candidatos a esta eleição", ironizou Hillary diante de milhares de simpatizantes em uma praça de Nova York. "Mas serei a mulher presidente mais jovem da história dos Estados Unidos... E a primeira avó!" Hillary se apresentou ainda com a defensora da classe média e prometeu uma série de reformas econômicas, sociais e políticas.

"Sou candidata para que a economia esteja a serviço de vocês e de todos os americanos. A prosperidade não pode ser apenas para os dirigentes de empresas ou chefes de fundos de investimento. A democracia não pode estar apenas a serviço dos multimilionários", afirmou, multiplicando suas críticas a Wall Street.

A ex-secretária de Estado declarou ainda que apresentará uma série de propostas nas próximas semanas, mas já deu algumas pistas: reforma fiscal para estimular as empresas a investir nos Estados Unidos, ajudar os empreendedores, aumentar o orçamento para a pesquisa e converter os Estados Unidos na "superpotência das energias limpas no século 21".

O comício em Roosevelt Island, no East River, marcou oficialmente o lançamento da campanha da pré-candidata à presidência dos Estados Unidos. Hillary recebeu a multidão acompanhada pelo marido, Bill, e a filha do casal, Chelsea.

Foco na classe média

Em um vídeo exibido na sexta-feira, Hillary afirmou que busca a presidência para lutar pela classe média: "todo mundo merece a oportunidade de tirar proveito do potencial que Deus lhe deu, este é o sonho que compartilhamos, a batalha que devemos lutar". "Meu pai, filho de um operário de fábrica, pôde criar uma pequena empresa, minha mãe, que nunca foi à universidade, pôde ver a filha na universidade", destacou a ex-secretária de Estado. "Todos os dias os americanos e suas famílias precisam de um campeão que lute por eles, e quero ser este campeão", acrescentou Hillary.

Grande favorita às primárias do Partido Democrata, a ex-primeira-dama privilegiou, desde o anúncio de sua candidatura, em 12 de abril, as pequenas reuniões com a população, em particular nos estados de Iowa (centro) e New Hampshire (nordeste).

Segundo uma pesquisa da Universidade Quinnipiac, publicada no final de maio, Clinton teria 57% dos votos de eleitores democratas, muito à frente do senador de Vermont Bernie Sanders (15%) e mais ainda do vice-presidente Joe Biden (9%), que até o momento não lançou sua candidatura. De acordo com a consulta, só os republicanos Rand Paul e Marco Rubio representariam uma ameaça para Clinton.

(Com informações da AFP)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário