one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Republicanos tentam bloquear verba para abertura de embaixada americana em Cuba

Criado em 03/06/15 14h16 e atualizado em 04/06/15 18h05
Por Leandra Felipe Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Deputados Republicanos apresentaram quarta-feira (3), em Washington, projeto de lei que proíbe o uso de fundos para abertura de uma embaixada ou qualquer tipo de representação dos Estados Unidos em Cuba. O projeto cria um dispositivo para impedir o uso de verbas com este fim que possam estar discriminados na lei orçamentária do Departamento de Estado para 2016.

A proposta é considerada pelos Democratas e pela Casa Branca uma manobra para tentar impedir que a retomada das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba seja consolidada. Os dois países têm
mantido reuniões e dialogado para a reabertura das embaixadas, após quase cinquenta anos de rompimento.

O texto do projeto especifica “a proibição de verbas para uma embaixada ou outro centro diplomático em Cuba, além do que existia antes do anúncio feito em dezembro[da reaproximação entre os países] pelo presidente Barack Obama sobre uma mudança da política dos Estados Unidos em relação a Cuba”.

A proposta também restringiria fundos para ajudar a abertura de uma embaixada de Cuba nos Estados Unidos, mas incluiria financiamento para questões de inclusão democrática e programas de radiodifusão internacional.

Os deputados que apresentaram a proposta têm ligação com um grupo de exilados cubanos contrário à retomada das relações diplomáticas, como o deputado da Flórida, Mario Díaz-Balart, de origem cubana.

Além de deputados, há senadores republicanos que apoiam o projeto e que tentam impedir o avanço do restabelecimento das relações diplomáticas, entre eles o senador Marco Rubio, aspirante à candidatura presidencial dos Republicanos e filho de um imigrante exilado.

Após a apresentação do projeto de lei na Câmara, a Casa Branca enviou um comunicado colocando-se contra o projeto e informando que  O presidente Barack Obama vetará qualquer proposta eventualmente aprovada neste sentido.

As negociações para a reabertura das embaixadas em Washington e em Havana vêm sendo realizadas desde dezembro do ano passado e na última semana o Departamento de Estado oficializou a retirada de Cuba da lista dos países que patrocinam o terrorismo. Esta era uma exigência do governo cubano para a continuidade do processo de restabelecimento das relações diplomáticas.

Mas o embarco econômico ainda não foi retirado, porque isso depende da apreciação de uma nova lei pelo Congresso norte-americano que revogue o bloqueio econômico.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário