one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

EUA e Turquia querem criar área segura e livre de jihadistas no Norte da Síria

Criado em 27/07/15 17h21 e atualizado em 27/07/15 18h03
Por Da Agência Lusa Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Os Estados Unidos e a Turquia decidiram ampliar a cooperação militar com o objetivo de erradicar o grupo Estado Islâmico (EI) do Norte da Síria, e criar uma zona “livre” e “segura” ao longo da fronteira turca-síria.

“O objetivo é estabelecer uma zona livre do EI e melhorar a segurança e a estabilidade ao longo da fronteira entre a Turquia e a Síria", afirmou, à agência francesa AFP, um responsável militar norte-americano, à margem da visita oficial do presidente norte-americano, Barack Obama, à Etiópia.

A mesma fonte disse que as duas partes “continuam a trabalhar” sobre os detalhes deste plano.

O responsável adiantou, no entanto, que “qualquer esforço militar conjunto não irá incluir a imposição de uma zona de exclusão aérea”, uma exigência antiga de Ancara.

Fontes turcas e norte-americanas citadas hoje pelo jornal The Washington Post explicaram que os planos de Ancara e de Washington consistem na criação, com recurso a ataques aéreos, de uma zona livre de jihadistas que irá abranger mais de 100 quilômetros da fronteira turca-síria e cerca de 65 quilômetros para o interior do território sírio.

Esta zona segura irá estender-se para o norte da província de Alepo, entre as localidades de Azaz e Jarabulus, uma região controlada em grande parte pelos combatentes do EI e palco de confrontos com as forças curdas e grupos rebeldes sírios.

A Turquia pretende que esta zona seja um refúgio seguro para os cerca de 2 milhões de refugiados sírios que fugiram da guerra civil síria através da fronteira turca.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário