one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto contra ofensiva árabe-saudita no Iemen

Imagem:

Compartilhar:

ONU chega ao Iêmen para possível trégua humanitária

Criado em 05/07/15 17h21 e atualizado em 05/07/15 18h20
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O enviado especial das Nações Unidas para o Iêmen chegou hoje (5) à capital Saná para uma possível trégua humanitária que ponha fim ao conflito. A chegada ocorre no mesmo dia em que os bombardeios da coligação liderada pela Arábia Saudita deixaram 32 mortos.

A agência oficial de notícias Saba informou que a visita de Ismail Uld Sheij Ahmed procura "acelerar os esforços para chegar a uma trégua humanitária em meio à situação catastrófica que vive o povo iemenita”. As Nações Unidas elevaram para o nível 3 o alerta humanitário no país.

"Estamos otimistas", disse o enviado após sua chegada à capital do Iêmen, atualmente controlada pelo movimento rebelde xiita dos huties, que combate as forças leais ao presidente Abdo Rabu Mansur Hadi.

"Intensificamos nossos esforços para chegar a uma solução pacífica", adiantou Uld Sheij, acrescentando que o objetivo da visita consiste em uma solução pacífica permanente que permita que o tema volte à mesa de negociações.

Também hoje, bombardeios da coligação árabe provocaram a morte de 32 pessoas e deixaram dezenas de feridos em um mercado na província de Hasha, na fronteira com a Arábia Saudita. Além disso, dois combatentes do movimento huti morreram e três ficaram feridos em um ataque aéreo à capital.

O Iêmen vive um conflito armado entre o movimento huti e o governo do presidente Hadi, que se intensificou desde o início dos bombardeios árabes contra os rebeldes no último mês de março.

A União Europeia já alertou que o Iêmen enfrenta uma catástrofe humanitária e que 80% da população precisam receber ajuda humanitária urgentemente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário