one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Bulgária prepara envio de forças para fronteiras com Grécia e Macedônia

Criado em 21/08/15 15h56 e atualizado em 21/08/15 16h10
Por Da Agência Lusa Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Bulgária anunciou hoje (21) que está preparada para enviar forças para garantir a segurança das suas fronteiras com a Grécia e com a Macedônia face a qualquer novo afluxo de refugiados.

O anúncio é feito um dia depois a Macedônia ter declarado o estado de emergência e fechado a sua fronteira com a Grécia devido ao grande afluxo de migrantes que procuram atravessar o país para chegar à Sérvia e daí seguir para a União Europeia (UE).

A decisão pode ter como consequência uma reorientação dos migrantes para a Bulgária, que tem fronteira com a Macedônia (sudoeste) e com a Grécia (sul).

“Relativamente à complicada situação nos países vizinhos e à vaga de refugiados, o Ministério da Defesa vai propor medidas concretas para garantir a segurança da fronteira do Estado com o Ministério do Interior”, lê-se em um comunicado do Ministério da Defesa búlgaro.

“As Forças Armadas realizarão atividades conjuntas com a polícia fronteiriça para reforçar o controle da fronteira”, acrescentou.

A ministra do Interior, Rumyana Bachvarova, disse à imprensa que as autoridades não detectaram até o momento qualquer “aumento importante” no número de migrantes, mas que se reuniu com o primeiro-ministro, Boyko Borisov, e outros responsáveis governamentais para discutir medidas.

Até agora, a prioridade da Bulgária em matéria de imigração tem sido o controle da sua fronteira com a Turquia (sudeste), para onde destacou mais de 1.000 polícias adicionais e está a expandir uma vedação de 30 quilômetros.

A Bulgária é membro da União Europeia (UE), mas não pertence ao espaço de livre circulação Schengen. Muitos migrantes tentam atravessar a Bulgária para chegar à Sérvia, que não pertence à UE, e seguir para a Hungria, membro da UE e de Schengen.

A Hungria está construindo uma controversa vedação na fronteira com a Sérvia, que deverá estar concluída no final de agosto.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário