one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Número de vítimas do conflito afegão atinge novo recorde em 2015

Criado em 05/08/15 08h45 e atualizado em 05/08/15 08h50
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O número de vítimas civis, resultante do conflito afegão, atingiu novo recorde durante a primeira metade de 2015, com 1.592 mortos e 3.329 feridos, anunciou hoje (5) a Organização das Nações Unidas (ONU).

No relatório semestral publicado hoje, a Missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) registou queda de 6% no número de mortes no primeiro semestre de 2014, mas aumento de 4% no número de pessoas feridas no combate contra os rebeldes, em ataques e assassinatos.

No total, o número de vítimas do conflito aumentou 1% em relação ao ano passado, registando 4.921 pessoas mortas e feridas. Esse número, atingido sete meses após o fim da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, é o mais elevado desde 2009, ano em que começaram as estatísticas e o surto de violência no país.

De acordo com o relatório, os conflitos em terra entre os insurgentes e as forças de segurança afegãs são a principal causa de morte e de ferimentos, representando 70% do número total.

“As frias estatísticas sobre as mortes de civis não refletem o horror da violência no Afeganistão”, afirmou o chefe da Unama.

Desde dezembro passado e do fim da missão de combate da Otan, o Exército afegão e as forças policiais estão enfrentando sozinhos os combatentes islâmicos, principalmente os talibãs.

No Afeganistão encontram-se ainda cerca de 13 mil tropas estrangeiras, mas a sua missão limita-se à formação dos afegãos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário