one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rafael Correa decreta estado de exceção no Equador por causa de vulcão

Criado em 15/08/15 19h11 e atualizado em 15/08/15 19h42
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O presidente da República do Equador, Rafael Correa, afirmou que decretará estado de exceção e que mobilizará recursos para enfrentar situações relacionadas com o vulcão Cotopaxi, que registou hoje (15) várias explosões, emitindo cinzas e fumos piroclásticos (materiais emitidos pela erupção).

“Anuncio ao país que, nas próximas horas, assinarei o decreto de estado de exceção, devido ao aumento de atividade do vulcão Cotopaxi”, informou o relatório semanal do presidente.

Segundo Correa, o decreto possibilita, em caso de emergência, a “mobilização de recursos financeiros de de diversos setores, incuindo privados, exceto da educação e saúde”. O presidente acrescentou que, nesses casos. “basicamente controla-se a comunicação e a informação”. Correa apelou à colaboração dos meios de comunicação do país

As autoridades do Equador também decidiram suspender a operação de evacuação de algumas povoações perto do vulcão Cotopaxi, "porque não se verifica ameaça de deslizamento de terras da zona montanhosa.

O ministro da Segurança, César Navas, disse que a decisão foi tomada na sequência da observação do vulcão por meios aéreos, com participação de técnicos do Instituto Geofísico e outros organismos de proteção civil.

“Até ao momento, nas zonas inspecionadas não existe nenhuma possibilidade de deslizamentos, nem potencial ameaça nesse sentido”, afirmou o ministro. Ele informou que manterá a "evacuação preventiva" nas localidades de Pedregal e Loreto.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário