one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Refugiados que atravessaram a Hungria e a Áustria chegam à Alemanha, pela estação ferroviária de Munique

Imagem: EPA/Sven Hoppe

Compartilhar:

Áustria anuncia fim gradual da via livre na fronteira com a Hungria

Criado em 06/09/15 18h36 e atualizado em 06/09/15 19h17
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O governo da Áustria anunciou hoje (6) que, gradualmente, vai voltar a controlar os refugiados que querem atravessar a fronteira com a Hungria. Isso significa que terminará a via livre para a Alemanha, que dura dois dias. “Passo a passo, devemos voltar de uma medida de emergência para uma situação de normalidade, que seja conforme a lei e digna para as pessoas”, disse em comunicado Werner Faymann, chanceler austríaco.

Faymann divulgou o comunicado após falar com a chanceler alemã, Angela Merkel e com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. Ele não especificou quando será retomado o controle. Segundo um porta-voz da chancelaria, o anúncio significa que a polícia voltará a controlar de forma aleatória os imigrantes.

De acordo com a legislação, imigrantes ou refugiados devem pedir asilo no país de entrada à União Europeia (UE) e só podem mover-se livremente pelo espaço Schengen se tiverem os documentos e permissão de entrada. O espaço Schengen reúne 22 estados-membros da UE e autoriza a livre circulação de pessoas entre os países signatários, com harmonização de controle das fronteiras.

Werner Faymann disse que Áustria e Alemanha assumiram um papel determinante para que os países da União Europeia garantissem, juntos, a segurança das fronteiras externas do bloco. Alemanha e Áustria pedem uma repartição justa dos exilados entre os países-membros.

O Ministério do Interior da Áustria informou que aproximadamente 14 mil pessoas passaram da Hungria para a Áustria desde que os governos de Viena e Berlim anunciaram, na noite sexta-feira (4), que permitiriam a entrada de refugiados sem controle.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário