one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon

Imagem: The Official CTBTO/Flickr/Creative Commons

Compartilhar:

Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável terá participação recorde de líderes

Criado em 24/09/15 15h28 e atualizado em 24/09/15 16h16
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que definirá a nova agenda para o desenvolvimento sustentável e combate à pobreza no mundo, começa amanhã (25), em Nova York, com participação de um número recorde de líderes mundiais.

Na cúpula, que será encerrada domingo (27), estarão presentes cerca de 150 chefes de Estado e de governo, representando três quartos de todos os membros das Nações Unidas.

A cúpula adotará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para nações ricas e em desenvolvimento, todos com a meta comum de terminar com a pobreza extrema.

“Ninguém será deixado para trás. É universal. Não haverá mais diálogos em que se pergunta o que o Norte está fazendo pelo Sul”, disse Amina Mohamed, assessora especial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o tema.

Os novos objetivos, 17 no total, vão desde o combate à pobreza, acesso à água potável, acesso à educação,até a energia acessível a todos.

Entre os objetivos estão 169 metas, cujo resultado será medido com cerca de 300 indicadores que a ONU elaborou para determinar como as nações cumprirão essas metas.

Ban Ki-moon informou que “é um roteiro para acabar com a pobreza mundial e construir uma vida com dignidade para todos, sem deixar ninguém para trás.”

A nova agenda, que estará em vigor até 2030, é de cumprimento voluntário.

Não estarão presentes somente líderes mundiais, mas também representantes de organizações não governamentais e empresas privadas, que apresentarão suas posições sobre o tema.

O papa Francisco discursará antes do começo formal da cúpula.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário