one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mercosul ajusta ofertas de acordo comercial que serão apresentadas à UE

Criado em 22/09/15 18h15 e atualizado em 22/09/15 18h46
Por Ana Cristina Campos Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, disse hoje (22) que os ministros de Relações Exteriores e de Comércio do Mercosul repassaram pela manhã, em Assunção, os temas pendentes para a próxima reunião com os técnicos da União Europeia, que ocorrerá na capital paraguaia nos dias 1º e 2 de outubro.

Os dois blocos estão negociando um acordo de livre comércio e deverão fazer a troca de ofertas comerciais até o fim do ano. A apresentação tem de ser simultânea e chegou a ser negociada em 2013 e 2104, mas não prosperou.

“No dia de hoje validamos o trabalho que vem sendo feito pelo grupo na negociação entre União Europeia e Mercosul e preparamos as instruções para que tenhamos um avanço acentuado nas próximas reuniões do grupo técnico”, afirmou, em nota, o chanceler paraguaio.

Representando o Brasil, participaram da reunião de hoje os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Em junho, durante reunião com a comissária europeia para o Comércio, Cecilia Malmström, e representantes do Mercosul, em Bruxelas, as autoridades reafirmaram a importância de aprofundar e ampliar a relação entre os dois blocos.

Para o ministro Armando Monteiro, será possível cumprir o cronograma e iniciar a troca de ofertas no prazo acordado - o último trimestre deste ano. “No Mercosul, temos percebido que as posições estão bastante convergentes”, disse Monteiro, também por meio de nota.

Segundo o ministro, a troca de ofertas entre os dois blocos é sinal de amadurecimento comercial e permitirá que, de fato, o acordo de livre comércio se concretize. “Sem dúvida, é um avanço nas relações comerciais entre os dois blocos".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário