one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Funcionário do Unfpa conversa com adolescentes refugiadas da Nigéria

Imagem:

Compartilhar:

Nigéria liberta 90 pessoas após retirada do grupo Boko Haram no Nordeste

Criado em 19/09/15 10h43 e atualizado em 19/09/15 11h55
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Exército da Nigéria informou na sexta-feira (18) que resgatou 90 pessoas, incluindo mulheres e crianças, após a retirada de militantes do grupo radical Boko Haram de duas aldeias no Nordeste do país.

Um representante da força militar nigeriana disse que “as tropas resgataram 23 homens, 33 mulheres e 34 crianças dos terroristas” na quinta-feira, nas aldeias de Dissa e Balazala, próximo à localidade de Gwoza, no estado de Borno.

Gwoza é o local onde o Boko Haram proclamou um califado no ano passado, antes da área estratégica ter sido recuperada pelas tropas governamentais em março.

O Exército informou também que reabriu uma escola primária na região, que tinha sido fechada por causa da ação do Boko Haram, e prometeu implementar medidas para garantir a segurança de alunos e professores.

"A reabertura da escola primária em Gwoza é importante, já que a erradicação da educação ocidental é um dos objetivos do Boko Haram em sua campanha de terror", afirmou o porta-voz.

Mais de 200 meninas raptadas na escola, na cidade nordestina de Chibok, em abril do ano passado, ainda são mantidas em cativeiro. O sequestro chocou o mundo.

Os militares informaram ainda que interceptaram vários combatentes do Boko Haram, que saíam da região de confronto fazendo-se de refugiados.

Em seis anos, a ação do grupo para estabelecer um Estado Islâmico no Nordeste da Nigéria já deixou pelo menos 15 mil mortos e mais de 2 milhões de refugiados.

Uma força regional, com tropas da Nigéria, do Chade, de Camarões, do Níger e Benim, está prestes a ser enviada para combater os extremistas, informa a agência AFP.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário